Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tralhas Grátis

Tralhas Grátis

Sintra - Actividades e Visitas Grátis

- Atividades para pessoas com deficiência visual, auditiva ou motora
- Parcerias com a Associação Portuguesa de Surdos e a ACAPO
- Visitas guiadas aos parques e monumentos
- Todas as visitas e atividades são gratuitas mediante inscrição prévia
 

A 26 de setembro celebram-se “Jornadas Europeias do Património” em Sintra, que incluem este ano visitas guiadas a alguns dos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra.

Estes incluem o Chalet da Condessa d’Edla, o Parque e Palácio de Monserrate, e os Palácios Nacionais de Queluz e da Pena, nos quais as atividades serão gratuitas, mediante inscrição prévia.
 
Três das seis atividades integram-se no projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor” e permitem a fruição do património a invisuais ou amblíopes, surdos e pessoas com mobilidade condicionada.
Na atividade “Descobrir o Parque de Monserrate Através das Sensações”, desenvolvida em parceria com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), os participantes serão conduzidos numa visita sensorial, baseada no
A visita “Património em Gestos – Parque e Palácio de Monserrate com Língua Gestual Portuguesa”, desenvolvida em parceria com a Associação Portuguesa de Surdos (APS), será acompanhada de uma intérprete de língua gestual portuguesa, que permitirá a todos ficarem a conhecer melhor o Palácio e o Parque.
A visita “Jardins de Monserrate sem barreirasé direcionada a pessoas com mobilidade condicionada e serão disponibilizados quatro veículos de tração (swisstrac) para cadeiras de rodas manuais (que permitem combater a inclinação) bem como disponibilizadas cadeiras de rodas da Parques de Sintra para quem precisar.
 
Ainda no âmbito das Jornadas Europeias do Património, têm lugar mais três visitas guiadas: uma ao Palácio da Pena, para (re)descobrir o património edificado através do património imaterial, neste caso concreto a música e a literatura; outra ao Chalet da Condessa d’Edla, com destaque para a recuperação dos revestimentos interiores decorativos de madeira e cortiça da sala de jantar e quarto de D. Fernando II; e uma visita comentada ao emblemático quarto de D. Quixote, no Palácio Nacional de Queluz.
 
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) é entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional, cujo tema de 2014 é o “Património, sempre uma descoberta”.

Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição prévia: comercial@parquesdesintra.pt ou +351 21 923 73 00

1 comentário

Comentar post