Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tralhas Grátis

Tralhas Grátis

Orçamentar | Registar todas as Despesas

Antes de fazer um orçamento, devemos saber em que ponto estamos! Será que estamos a gastar muito, pouco, assim assim?! É tudo muito relativo, e deixem-me relembrar o que digo sempre "cada caso é um caso". De certeza que já vos aconteceu levantar 20€ e de repente "O quê já gastei tudo e não trouxe nada?!"- isto já me aconteceu, e não é preciso autoflagelar quando estas situações nos assolam, temos é de ser sempre honestos connosco mesmos e não sacudir a água do capote sempre que cometemos deslizes.
Quero dizer com deslizes gastar onde sabemos que deviamos não o ter feito, e esta situação é mais comum do que possam imaginar e faz parte daquilo a que se chama "ter dinheiro". Se não sabem o que isso é, no final desta série de posts espero que possam "ter":) catshim!


Como começar? Para que registem todas as despesas, não é preciso uma folha de excel (embora eu tenha disponibilizado dois modelos para as despesas fixas), basta utilizarem por exemplo um envelope ou uma gaveta, onde coloquem SEMPRE todas as vossas despesas! Se não querem guardar recibos e faturas, podem sempre apontar tudo num caderninho. A ideia é que gastem apenas 20%-30% do vosso salário em supermercado e nestas despesas do dia-a-dia: um café, uma cerveja quando o vosso clube do coração começa a perder, aquela rapidinha no supermercado… hum… refiro-me a fazer compras express!
Fiz este report pela primeira vez quando estava no 9º ano, "fiscalizava" a minha mãe quando chegava da escola, colocava tudo discriminado e agrafado numa capa A5, em folhas quadriculadas :) Fui uma tralheira precoce, mas isso não quer dizer que vocês não estejam a tempo de aplicar algumas mudanças no vosso quotidiano!

E agora? Ora bem, agora que já conseguem ter uma ideia, realista, sincera, e objetiva para onde realmente foi parar o vosso dinheirinho tão suado, é natural que queiram prosseguir com o vosso exercício financeiro! Portanto, estão na altura certa para refletir onde deveriam cortar! Além de cortar cupões, primeiro convem cortar na despesa, mas tenham atenção que gastar dinheiro é muito emocional, nunca achem que são uns falhados porque poupam mal, ou nem sequer poupam! Mais uma vez, é tudo muito relativo!!
Se tiverem recibos agrupem-nos em temas, uma vez que assim é mais fácil saber quantas vezes foram ao supermercado, quantas foram ao café tomar o pequeno almoço, quantas vezes fizeram uma refeição fora, etc. Já ouvi dizerem "Quantas mais vezes vou ao supermercado mais dinheiro gasto!" - sim isto pode tornar-se um facto, porque é para isso que estão lá esses "monstros maus", para vos retirar o dinheiro sem dó nem piedade *riso maléfico*. Cabe-nos a nós visitar relaxadamente, provar as degustações das promotoras, ver as novidades, e se realmente tivermos uma necessidade alarmante de um item, comprar.

Afinal o dinheiro é para se gastar, e raramente falo em poupança, isto porque mais do que poupar, eu quero é saber gastar! Quando se sabe gastar, poupar é sem dúvida uma consequência positiva :)

Próximo post: Orçamentar | Construir o Plano



5 comentários

Comentar post