Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]








Soda Cáustica

por Tralhas, em 15.11.12

Não sei se sabem o que é, onde se compra, e para que serve! Mas a soda cáustica salvou a banheira do nosso cubiculo! :D

Fui ao supermercado, com uma amiga minha e comentei "é pá preciso de desentupir a banheira, já acabamos o banho com água pelos tornozelos..."

E fomos ao corredor dos produtos para desentupir, tipo Desentop, Mr.Muscle, etc... quando olho para aquilo "chiça são caros!" e aí a minha amiga "é pá eu desentupi com soda cáustica, custou 1 euro e tal na drogaria..."

Bom, fui a uma drogaria e o senhor vendeu-me um frasco de meio kilo por 1,40 eur! Então, o importante é fazerem as coisas com luvas, e tapar a pele toda, até meti uns óculos para não saltar...

Fervi meio balde de água, dissolvi o meio kilo de soda cáustica e voilá! Deitei pelo ralo da banheira, e hoje foi tão bom tomar banho sem aquela poça de água! eheh fiquei tão feliz que agora quero deitar por todos os ralos só para prevenir...

Já viram o preço dos produtos para desentupir que CONTEM soda cáustica? Elementar, meu caro watson! eheh

Autoria e outros dados (tags, etc)



12 comentários

Sem imagem de perfil

De Susana Duarte a 16.11.2012 às 00:33

Eu sempre usei soda cáustica, mas não dessa forma. O meu avô tinha uma drogaria e esse e outros truques sempre foram usuais lá em casa. Normalmente deposito a soda cáustica directamente no ralo (umas 3-4 colheres) e despejo a água a ferver sobre (um fervedor cheio), depois deixo assim uma meia hora e depois deixa-se correr água abundantemente uns minutos. Não sei se a técnica de dissolver como referiste é mais adequada, mas é certamente mais perigosa.
Já agora outros truques, sabem aquelas manchas amarelas que podem surgir nas toalhas de mesa que estão guardadas muito tempo? Saem facilmente juntando perburato de sódio ao detergente, pode ser utilizado na máquina, mas não muito frequentemente pois pode danificar as borrachas. Também uma boa maneira de limpar escovas de cabelo e pentes é diluindo um pouco de amoniaco em água e deixar de molho. Nós também faziamos a nossa própria lixivia a partir de hipoclorito de sódio, mas acho que a venda agora é restrita e é um produto que requer bastantes cuidados de manuseio por é bastante tóxico.
Imagem de perfil

De Tralhas a 17.11.2012 às 00:55

Oh que conselhos úteis! :) essa do amoniaco parece bem fixe!! eheh tenho de experimentar!
Sem imagem de perfil

De Nicas a 16.11.2012 às 09:44

Olá. Para desentupir canos nunca usei. Mas uso para desengordurar a fritadeira (ou outra coisa que acumule gosrdura). Eu coloco a fritadeira com a rede dentro de um alguidar fundo. Despejo metade de uma embalagem de soda caustica e depois é encher com água bem quente. No dia seguinte, ficou como nova. É só lavar normalmente e está pronta a usar. Nem precisamos esfregar.
Imagem de perfil

De Tralhas a 17.11.2012 às 00:55

ahaha excelente ideia :D
Sem imagem de perfil

De icvm a 16.11.2012 às 11:12

Há uma forma menos complicada e perigosa! :)
No Minipreço vendem um desentupidor de canos que custa cerca de 1euro. É muito eficiente e uma embalagem dá para várias utilizações.
Imagem de perfil

De Tralhas a 17.11.2012 às 00:54

Obrigada ICVM! Mas acho que o meu caso era bicudo!! eheh porque eu tenho um cabelo comprido que fica preso em tudo que é sitio!! Uma coisa :(
Sem imagem de perfil

De Alexandra a 16.11.2012 às 15:59

Olá. Eu uso bicarbonato de sódio e vinagre, aguardo um pouco e depois deito água bem quente. Menos ofensivo para a canalização, porque pelo que sei a soda pode danificar os canos.
Imagem de perfil

De Tralhas a 17.11.2012 às 00:54

:D Ah com vinagre ainda nao experimentei!
Sem imagem de perfil

De Maria de Fátima Freitas Coelho a 16.11.2012 às 17:48

Conheço o produto e usava, até ter um problema com os canos e um amigo picheleiro ter de rebentar as paredes e indicar que nunca devia ter usado tal produto, pois, a probabilidade de ir acumulando no interior dos canos é enorme, depende do formato dos canos também, o que ele me aconselhou é o desuntupidor liquido, sempre.
Imagem de perfil

De Tralhas a 17.11.2012 às 00:53

Pois, o senhor da drogaria aconselhou-me a diluir muito bem na agua para não danificar :) Portanto é so não fazer muito frequentemente eheh
Sem imagem de perfil

De Fjorge a 16.11.2012 às 22:47

Cuidado , não abuse pois embora seja um metodo 5 estrelas para desentupir canos com o tempo corroi as canalizações e arrisca-se a ter reparações muito caras.
Imagem de perfil

De Tralhas a 17.11.2012 às 00:53

Obrigada FJorge!! :D
Vou ter cuidado para não utilizar muito... :D

Comentar post